Junta de Freguesia de Carapinheira Junta de Freguesia de Carapinheira

Turismo

A freguesia situa-se a NW da sede de concelho e tem uma área de 15,9 Km2. Uma parte da freguesia é constituída por terrenos planos onde se pratica a agricultura e outra parte é composta por pequenas parcelas de terreno em torno das povoações. Dista 5 Km da sede de concelho.

A paisagem natural da Freguesia é um dos melhores postais ilustrados da região, dos extensos arrozais nasce o saboroso Arroz Carolino do Baixo Mondego, muito apreciado por chefes de renome e que ganha cada vez mais admiradores.

Com centenas de peças em exposição, o Museu do Campo da LACAM – Liga dos Amigos dos Campos do Mondego, na Carapinheira, leva os visitantes numa viagem ao passado, com especial incidência na cultura e etnografia locais. Se gosta de tecelagem, experimente os teares da EmTeadas, a escola de tecelagem da LACAM.

 

GASTRONOMIA REGIONAL

Aproveitando o melhor que os campos e o Rio Mondego oferecem, no concelho de Montemor-o-Velho encontra um forte património gastronómico que desafia o requinte e tenta os paladares. O arroz de lampreia, as papas laberças, o pato assado, o arroz de cabidela, o sarrabulho e o ensopado de enguias são algumas dessas iguarias. Mas falar de Montemor-o-Velho, é falar também do saboroso arroz doce feito com o arroz Carolino do Baixo Mondego e o leite da Gândara, das Pinhas de Montemor, das Papas de Moado, das Queijadas de Pereira, das Queijadas de Tentúgal e do estaladiço e surpreendente Pastel de Tentúgal. Tentador, não?

  • Partilhar 

© 2024 Junta de Freguesia de Carapinheira. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia